Quer abrir uma loja de planejados? Então leia isso antes | B2B Treinamentos e Consultoria
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Quer abrir uma loja de planejados? Então leia isso antes

Quer abrir uma loja de planejados? Então leia isso antes



Por: Djalma Almeida.

O que acontece hoje no mercado de planejados não é, nem de longe, a realidade do que será esse mercado daqui a algum tempo. Só sobreviverá quem tiver uma estrutura enxuta, coesa e uma administração austera.

Até aí sem novidade, é mais do mesmo como me disse um cliente duas semana atrás. Se eu te disser que oitenta por cento das lojas que trabalham nesse formato de hoje, é isso mesmo, eu disse oitenta por cento das lojas irão fechar suas portas em menos de dois anos, você iria acreditar? Podem me cobrar!

Ou os lojistas entendem que não há espaço para aventureiros e usam estratégias e  meios para capacitar seu efetivo e sobretudo criem uma visão clara de tempo de payback (retorno do dinheiro investido), de forma inteligente ou os números podem ser ainda piores.

Sabe aquele show-room de dois mil metros quadrados que você tenta manter atualizado e se submete a todas as exigências da fábrica dizendo que não podem faltar esse ou aquele acabamento, que seu piso precisa ser de porcelanato branco? E o ar condicionado que não pode faltar, como a manutenção do próprio ponto que para esse tamanho o gasto é muitas vezes insano?

Se você trabalha em uma loja ou grupo que tem esse perfil pode acreditar que ela irá quebrar! Esse é um modelo de gestão que só é bom para industria, que tem planilhas que não condizem mais com a realidade do nosso mercado. Isso significa que acabou abrir uma loja de planejados de uma fábrica séria? Claro que não, mas um negócio novo e rentável deve atender os seguintes requisitos:

Aluguel baixo –  consequentemente metragem reduzida, isso significa custo e risco baixos.

Equipe preparada – ou você tem competência e se prepara para fazer isso certo ou nem comece.

Política Comercial – planilha bem planejada de quanto pagará de comissões sem sangrar o negócio.

Financeiro consciente – você ganha x, gasta y e tem que sobrar x (azul), conta de padaria.

Depois vem métricas de acompanhamento e crescimento estruturado que farão com que você vá entendendo dia a dia seu negócio com o passar do tempo e continue conhecendo seu público.

 

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