Por que as empresas fecham? | B2B Treinamentos e Consultoria
Homologada e Certificada pela Promob

Por que as empresas fecham?

Por que as empresas fecham?



 

Você teve uma grande idéia, pensou em realizar o sonho de gerir seu próprio negócio e resolveu ir em frente e realizar essa vontade. Colocou todo seu esforço e conhecimento em prática e com muito entusiasmo achou que seria suficiente para chegar onde queria.

img-negociosDepois viu que as coisas não eram exatamente como você imaginou e se deparou com algumas situações que te deixaram indefesos e as dividas chegaram e junto com elas os seus pesadelos. Sentiu que as coisas não caminhavam bem mas acreditou que de alguma forma seu esforço fosse recompensado e que nada resistiria a força do trabalho.

Essa historia é familiar a você? Pois é, aconteceu comigo e acontece com uma infinidade de pessoas todos os dias, pessoas acreditam que simplesmente o fato de conhecer bem o seu produto, ter um ponto comercial e uma estratégia agressiva e eficiente vai definir seu sucesso – infelizmente não é bem assim.

Alguns são até pudentes e estudam algumas situações onde o pior possa acontecer. Mas a grande maioria subestimam as condições de mercado e são surpreendidos com situações de mercado que não puderam prever e desmontam quando as dificuldades aparecem.

Alguns dizem que é o problema é o aluguel do ponto que é alto ou a tributação, frete, mão de obra ou falta dela, contabilidade, alta concorrência… eu poderia encher esse post de justificativas. Fique com a mais comum dela: Conta de padeiro; o que você ganha tem que ser maior do que gasta de forma que deixe o seu negócio sustentável.

“Quando eu aprendi a nadar me disseram que para boiar era preciso ficar calmo e respirar deixando o corpo leve que o corpo iria flutuar. Quando pensava em afundar e ficava com medo o corpo afundava igual uma âncora e entrava água por todo lado”.

Nos negócios é igual. As vezes perdemos a capacidade de racionalizar as coisas e pensar com lógica ao enfrentar cada problema; quando isso acontece o resultado é; portas fechadas.

O cara está envolvido, no olho do furacão do problema e as vezes não percebe a solução que está embaixo do nariz dele (a). Precisamos de humildade nos momentos difíceis, ouvir pessoas que já viveram situações semelhantes e tenham bagagem para ajudar nessas horas.

Ninguém vive sozinho, se até Jesus precisou de 12 para por seu plano em prática, para que você vai querer resolver as coisas sem ajuda de ninguém? Não quero ser simplório mas tem horas que complicamos as coisas demais.

Traduzindo e resumindo: arregaçar as mangas e fazer network pode ser um caminho mais seguro para reverter o fechamento das portas de qualquer negócio.

Djalma Almeida
Consultor/Diretor Comercial
WhatsApp chat