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Atendimento matador em 3 passos simples



Durante muitos anos, o atendimento a um cliente, do primeiro contato até a negociação, no Brasil era totalmente diferente. Um cenário que dominou as vendas até os anos 90. Cada produto tinha poucas opções de fornecedor. Poucos concorrentes e local e os importados eram muito caros. O cliente conhecia os produtos pela TV e rádio. Quem podia investir em propaganda na TV e no rádio, dominava o mercado. Com a redução das barreiras de importação e a chegada da Internet, o cenário mudou completamente. Oferta maior de produtos nacionais e importados. A concorrência é nacional e até mundial. O cliente …

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Imagine vender seu projeto sem medo



O momento da venda é de entender as expectativas do cliente, apresentar os seus argumentos, discutir (no bom sentido) as dúvidas e a resistência dele. Exige muito a nossa atenção com todos os detalhes, para cada cliente é um momento diferente e as surpresas sempre acontecem. Por tudo isso, o momento de vender é sempre tenso. Precisamos convencer outra pessoa a gostar do nosso produto e gastar dinheiro por ele. Se juntarmos a necessidade que temos de fazer resultado, ver o negócio crescer e a pressão da concorrência, podemos sentir medo de perder a venda. Acredite, estes sentimentos são muito …

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Tímido finalmente ganhou do extrovertido



Por décadas, o mundo dos negócios e os consumidores valorizavam o vendedor extrovertido, aquele que tinha conhecimento do produto, mas baseava sua venda muito mais na habilidade pessoal, na lábia de vendedor. Era apenas uma questão de convencer alguém a comprar algo. Ou seja, era preciso uma habilidade emocional grande e isto criou até a ideia de que vender era um talento que nascia com a pessoa. Estes pensamentos afastaram as pessoas do mundo das Vendas, muita gente tecnicamente capacitada não queria ser vendedor porque não se achava capaz. Mas esta forma de vender foi perdendo eficiência e o vendedor …

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Descubra como melhorar seu desempenho



Por: Djalma Almeida. Funciona assim: Você quer chegar em um lugar, um objetivo ou meta e percorre um caminho até chegar a ele. O que acontece é que na maioria das vezes você esquece de onde tem que ir no meio do caminho e acaba criando um novo objetivo sem ter atingido o seu inicial. O primeiro ponto é criar metas e objetivos razoáveis para que sejam realizáveis também. Depois a ideia é não parar, a todo custo empenhar sacrifício e empenho até conseguir o que deseja. Não pense em nada muito complexo, vamos começar com um projeto que você precisa realizar em um …

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Quem vende afinal: o vendedor ou o gerente?



Por: Djalma Almeida. Essa é uma questão levantada toda hora por quem é do mercado de varejo. Vamos tentar entender o ponto de vista de cada lado antes de tiramos conclusões precipitadas a respeito. Antes porém uma definição para vendedor ” Aquele que vende.” A resposta é dividida em duas partes importantes: a primeira é que ninguém é insubstituível, no caso de o vendedor ser dependente do gerente para tirar uma venda, o que acontecerá quando esse não estiver na loja ou acompanhando ele em uma negociação? Segundo, se toda vez que ele precisar se virar o gerente estiver do lado e fizer para ele, que dia …

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Quer abrir uma loja de planejados? Então leia isso antes



Por: Djalma Almeida. O que acontece hoje no mercado de planejados não é, nem de longe, a realidade do que será esse mercado daqui a algum tempo. Só sobreviverá quem tiver uma estrutura enxuta, coesa e uma administração austera. Até aí sem novidade, é mais do mesmo como me disse um cliente duas semana atrás. Se eu te disser que oitenta por cento das lojas que trabalham nesse formato de hoje, é isso mesmo, eu disse oitenta por cento das lojas irão fechar suas portas em menos de dois anos, você iria acreditar? Podem me cobrar! Ou os lojistas entendem que não há …

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Falando a mesma coisa de um jeito diferente.



Por: Djalma Almeida.     Fazer uma apresentação é uma tarefa que necessita concentração, fugir da mesmice e do que normalmente é clichê independente de que produto você vá apresentar. O que faz sua apresentação mudar de nível razoável e fraca para incrível e prender a atenção do seu cliente é, fazer com que ele entenda que você não é “mais um” são as declarações de impacto.       Essas declarações fazem sua linha de argumentação decolar e na hora causam a seguinte reação: ” é exatamente isso o que eu preciso, como não pensei nisso antes.” Essas frases …

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Você sabe quanto vale a sua carteira de clientes? Quando o papel vira dinheiro.



Por: Djalma Almeida. Isso depende diretamente da opinião deles sobre você e sua empresa, você saberia dizer se eles o recebem bem, seja respondendo um e-mail, atendendo um telefonema ou até pessoalmente? De que maneira você sente a relação comercial com essas pessoas que você julga clientes potenciais? Faça uma seleção para saber o que serve – quais os clientes potenciais -, aqueles que precisam ser ativados ou simplesmente estão com você só para fazer volume. Se for a segunda opção talvez você devesse considerar coloca-los em check! Não vou nem entrar no mérito se você construiu um relacionamento de …

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Velocidade de raciocínio a seu favor.



Por: Djalma Almeida. E se você pudesse ler os pensamentos das pessoas? Se estivesse sempre um passo a frente e pudesse antever o que esta pessoa está achando de você, da sua conversa, da sua roupa e principalmente da sua opinião? Seria possível ou é ficção, não se pode conseguir isso? Vamos admitir que conseguir isso certamente seria uma senhora vantagem nas relações. E a parte boa é que dá para fazer isso com técnica, treino e método. Uma mistura de leitura corporal, P.N.L e uma boa dose de Dale Carnegie podem fazer uma diferença incrível nas suas relações – …

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Por que as empresas fecham?



  Você teve uma grande idéia, pensou em realizar o sonho de gerir seu próprio negócio e resolveu ir em frente e realizar essa vontade. Colocou todo seu esforço e conhecimento em prática e com muito entusiasmo achou que seria suficiente para chegar onde queria. Depois viu que as coisas não eram exatamente como você imaginou e se deparou com algumas situações que te deixaram indefesos e as dividas chegaram e junto com elas os seus pesadelos. Sentiu que as coisas não caminhavam bem mas acreditou que de alguma forma seu esforço fosse recompensado e que nada resistiria a força do …

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