Atendimento matador em 3 passos simples | B2B Treinamentos e Consultoria
Homologada e Certificada pela Promob

Atendimento matador em 3 passos simples

Atendimento matador em 3 passos simples



Durante muitos anos, o atendimento a um cliente, do primeiro contato até a negociação, no Brasil era totalmente diferente. Um cenário que dominou as vendas até os anos 90.

  • Cada produto tinha poucas opções de fornecedor.

  • Poucos concorrentes e local e os importados eram muito caros.

  • O cliente conhecia os produtos pela TV e rádio.

  • Quem podia investir em propaganda na TV e no rádio, dominava o mercado.

Com a redução das barreiras de importação e a chegada da Internet, o cenário mudou completamente.

  • Oferta maior de produtos nacionais e importados.

  • A concorrência é nacional e até mundial.

  • O cliente pesquisa principalmente na Internet, com o mundo à disposição.

  • O cliente conhece as características dos produtos antes das visitas.

  • O cliente é mais exigente quanto a preço e qualidade.

 

Cada cenário tem suas vantagens e desvantagens para um trabalho de Venda. Porém, uma diferença é fundamental: no passado, vender dependia muito da habilidade do vendedor, enquanto hoje a venda é também muito técnica.

 

Atendimento ao cliente no passado e no presente

Tanto o vendedor quanto a empresa precisam investir muito em informação, do produto, da concorrente e do cliente, para serem bem-sucedidos tanto no Atendimento quanto na Negociação.

Vamos falar de alguns segredos que podem ajudar você a criar um atendimento matador em 3 passos simples que ajude a conquistar e aumentar as suas vendas.

 

 

1 – Um atendimento matador começa numa grande preparação

 

Com um cliente que, hoje em dia, pode pesquisar os produtos antes do seu primeiro atendimento, é indispensável a preparação em casa. O cliente se sentirá mais confiante no seu produto se você mostrar as mesmas informações que ele já tiver e outras que vão valorizar o produto. É fundamental conhecer:

  • O mercado – quem concorre com o seu produto, os preços e detalhes.

  • As vantagens e desvantagens do seu produto frente à concorrência.

  • As suas condições de venda – o prazo de entrega, as condições de pagamento, que serviços estão incluídos.

  • O cliente – se houver um contato telefônico antes deste atendimento, é interessante saber o máximo sobre o cliente para ajudar a escolher que produtos podem ser do interesse dele.

Com estas informações atualizadas, um atendimento de qualidade começa muito bem. E algo que é muito positivo: cada preparação ajuda a melhorar a do próximo atendimento.

Neste nosso artigo, falamos sobre mais informações que podem ajudar neste processo.

2 – A visita, o centro de um atendimento matador

 

Tanto na visita ativa (você vai ao cliente) quanto na receptiva (o cliente visita sua empresa), é o momento mais importante de todo o atendimento.

Alguns cuidados são indispensáveis para a visita ser mais produtiva possível.

  • Agendamento: sempre que possível, ouvir e atender a sugestão do cliente. Se precisar, contate com antecedência para pedir uma mudança.

  • Ambiente e apresentação: se for na empresa, o mais tranquilo possível, de preferência num local onde não haja barulhos e interrupções.

  • Ouvir é mais importante: tudo que o cliente disser vai ajudar a pensar no melhor produto para ele e o que ele precisa saber.

  • Conduzir com tranquilidade: fazer o atendimento sem focar na venda ajuda a manter o cliente interessado, se sentir valorizado e, principalmente, sentir se a venda pode acontecer nesta visita ou numa próxima e tratar isso da forma mais natural possível.

3 – A entrega perfeita é o começo de outro atendimento matador

 

Muita gente encara a entrega como o momento de finalizar a venda com perfeição, deixando o cliente satisfeito. E isso é uma grande verdade.

Precisamos cumprir com excelência o que foi prometido e vendido. O produto em detalhes, o prazo de entrega, o preço, as condições financeiras e os demais serviços – transporte, montagem.

Se for possível, até mesmo superar as expectativas do cliente. Um brinde inesperado, um desconto na próxima compra, um programa de fidelidade.

Cumprir todas as condições conforme o negociado é certamente o maior passo que podemos dar para conquistar o cliente e abrir a porta para um novo atendimento matador e uma nova venda.

Gostou deste artigo?

Vender é um grande desafio e nós gostamos disso e de compartilhar conhecimento.

 

Veja também estes conteúdos!

WhatsApp chat